Queremos convidar você a fazer uma viagem, uma viagem mágica, por diversos países, culturas, hábitos, épocas, onde sua imaginação quiser e você se permitir...

Viajar pelas páginas de nossos livros, por vários gêneros, escritores anônimos e ilustradores e também os ilustres escritores: romances, aventuras, comédias, mistérios, épicos, auto-ajuda, poéticos, didáticos... toda leitura faz o ser humano conhecer, abranger, crescer...

Neste blog vamos divulgar, sugerir, incentivar, um espaço para interagir com você, que vai ser nosso seguidor ou dar apenas uma espiadinha, mas será sempre bem-vindo, como aquele amigo que senta para tomar um café e conversarmos sobre aquelas páginas de um livro que mais nos marcou, ou aquele que estamos lendo no momento, então fica aqui nosso convite, entre no nosso blog, tome um café, enquanto passeia pelos nossas postagens, interaja conosco sempre, estamos aqui na rede aguardando a sua chegada.


Abraços literários.


Aparecida





Vamos trocar idéias, opiniões, interagir?

Tem algum comentário ou sugestão para fazer?

Escreva para nós no e-mail: cafecomleituranarede@gmail.com



Loja Virtual

A loja virtual "Café com leitura na rede" está a todo vapor, e convidamos você a visitar nossa loja, lá lhe aguardam ótimos preços, opções para todos os gostos e um atendimento muito, muito especial e amigo.

Acesse agora mesmo:


Abraços


Equipe Café com Leitura na Rede.



sábado, 20 de fevereiro de 2016

Gírias Literárias-

                                                                                  


Com a explosão literária na blogosfera, naturalmente surgiram jargões literários, (jargão, uma linguagem que é incompreensível para quem não é do mesmo grupo) ou simplesmente gírias literárias, muito além da velha máxima “rato de biblioteca”, uma maneira criativa de designar uma  tribo apaixonada por seus livros, suas obras e seus personagens.
Mas, e se VC só quer saber uma opinião sobre aquele livro no qual está de olho?
Ou se só está dando aquela navegada básica e se encantou por uma resenha bacanuda?
Ficou em dúvida sobre o que quer dizer algumas palavrinhas que de repente nós simples leitores nunca ouvimos antes?
Onde exatamente inseri-las?
Ou somente deduzir o que querem dizer?
Nós temos a seguinte regrinha básica aqui no Café, que é simplesmente inserir imediatamente em seguida o significado da palavra, assim como fizemos com jargão lá na 2ª linha.
Também já fizemos posts exclusivos com algumas das gírias mais populares, como quotes, book tour, fan fics e cliffhanger, por exemplo.
Mas aqui resolvemos fazer um apanhado de palavrinhas..
Obviamente, como a língua é viva, ela está a todo o momento se transformando, então se conhecerem mais algum, ou se quiserem saber de algum que não consta na lista simplesinha daqui, é só deixar um recadinho, combinado?
Nós escolhemos aquelas mais simples, que estão de alguma forma, nos blogs literários e que VC vai encontrar em algum momento.
Vamos lá?       

Bookaholics- são os viciados em livros, aholic significa viciado.

Book Birthday é a data de lançamento de um livro.

Booklovers- são os leitores que amam seus livros e tudo o que se relaciona com eles, marcadores de páginas, porta-livros, canecas literárias, bichos de pelúcia, aparadores de livros.

Booktour- é um rodízio de livros. Um livro que passeia, faz um tour por vários leitores.

Bookquiz – são jogos e questionários concebidos para aprofundar o conhecimento de certos títulos

Chick-lit é o romance levinho, voltado para o público feminino, geralmente escrito por uma autora e tem como protagonista uma mulher e suas aventuras.

Cliffhanger- é um recurso usado no final do capítulo fornecendo suspense suficiente para que os leitores fiquem interessados na sequência.

Distopias- são mundos imaginários injustos, desiguais e que apresentam traumas nos sistemas políticos. É o oposto de utopia onde tudo é um sonho de tão bom e maravilhoso. Exemplos perfeitos são Jogos Vorazes e Divergente

E-books são livros digitais para serem lidos direto no PC, tablet e smartphones.

Fan Fics- são histórias que podem ser escritas por qualquer leitor fã. Quando uma série acaba, os fãs continuam as histórias em sites de fan fics que literalmente quer dizer ficção escrita por fãs.

Geek está intimamente ligado com o conceito de nerd. São pessoas interessadas em tecnologia e todo tipo de dispositivos em suas vidas.

Hardback- livro de capa dura

Hardcover- é uma versão do livro com capa dura e uma jacket (uma capa de papel, tecido ou couro que pode ser removida).

Hots são os romances com temática sexual, do qual o representante mais conhecido é Cinqüenta Tons de Cinza.

Long Sellers são os Best-sellers que sobrevivem ao tempo (e as “modinhas”), o representante mais fofo é O Senhor dos Anéis.

Meme- são virais, piadas sobre escritores, cartunistas, personagens ou obras que são disseminados on-line nas redes sociais e podem ser vídeos, imagens, frases e hashtags.

One-shot é a obra literária autoconclusiva, sem continuação, aqueles (ultimamente raros) livros únicos.

Paperback – livro com capa  comum e sem orelhas.

Pocket é a edição de bolso.

Plot significa simplesmente o enredo, os eventos da história.

Plot twist é a chamada reviravolta. A mudança radical na direção do enredo.

Quotes são frases, citações, partes favoritas de um livro.

Resenha é a síntese ou resumo descritivo e crítico do conteúdo de uma obra.

Ressaca Literária tem duas definições distintas. Uma é o apego ao livro ou personagens. VC termina a leitura e não consegue se desligar do livro mesmo tendo começado a ler outro. A outra definição é quando VC não consegue ler de jeito nenhum,  porque não tem vontade, porque a leitura não flui ou porque simplesmente vai deixar de ler por algum tempo.

Sentada- é o ato de sentar para ler. Uma sentada tem um tempo estimado de mais ou menos uma hora, embora não haja regras rígidas nem formais, denomina-se o breve tempo entre uma atividade e outra.

Sick-Lit  significa literatura enferma. O enredo apresenta personagens com doenças terminais, depressão ou tendência suicida. Representante mais popular desse gênero atualmente é A Culpa é das Estrelas.

Skoob é a rede social cujo tema central são os livros. Lá VC pode adicionar os que já leu, os que deseja ler e ainda pode trocar com outros leitores.

Spin off é um verdadeiro fenômeno das séries. O início de uma nova ficção estrelada por personagens já conhecidos de outra série que ganham uma obra para si.

Spoiler é sem sombra de dúvida a palavrinha mais temida pelos leitores. Spoilers são informações que revelam pontos importantes de uma obra e que acaba com a surpresa. Livre traduzindo significa “estraga”.

Y.A são os livros voltados para o público Young Adult  (Jovens Adultos) uma faixa que vai dos 18 aos 30 anos aproximadamente. Os personagens são jovens saindo da adolescência e entrando na vida adulta, assim como o público ao qual são destinados os livros, e os temas abordados são  identidade, sexualidade, drogas, depressão, suicídio, relações familiares, relacionamentos amorosos,  divórcio dos pais, invisibilidade e bullying retratados em forma de conflitos.


Bom galerinha é isso aí.
Esses foram alguns dos termos que disponibilizamos num post, assim fica tudo num lugar só, para consulta rapidinha.
Esperamos que vcs gostem e que de alguma maneira possa ser útil.


Abraços Literários e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário