quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

O Presente do Meu Grande Amor- Doze Histórias de Natal

                                                                                       


Sinopse: Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve — presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite —, vai se apaixonar por O presente do meu grande amor. Nas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa que você comemore o Natal, o Ano-Novo, o Chanucá ou o Solstício de Inverno.

Livros de contos são uma boa alternativa para ler autores que não conhecemos, já que são curtinhos e apresentam o modo como eles conduzem as narrativas.
Gosto bastante de YA e das festas de fim de ano, então fiquei encantada com essa obra da Intrínseca que traz uma coletânea de doze contos com alguns dos nomes que estava curiosa para conhecer.

Meias-noites”, de Rainbow Rowell
“A dama e a raposa”, de Kelly Link
“Anjos na neve”, de Matt de la Peña
“Encontre-me na estrela do Norte”, de Jenny Han
“É um milagre de Yule, Charlie Brown”, de Stephanie Perkins
“Papai Noel por um dia”, de David Levithan
“Krampuslauf”, de Holly Black
“O que diabo você fez, Sophie Roth?”, de Gayle Forman
“Baldes de cerveja e menino Jesus”, de Myra McEntire
“Bem-vindo a Christmas, Califórnia”, de Kiersten White
“Estrela de Belém”, de Ally Carter
“A garota que despertou o sonhador”, de Laini Taylor

Uma das premissas da obra é contemplar a diversidade e a representatividade, o que por si só é um excelente motivo para a leitura e deveria servir de inspiração para outros autores.
E apesar de todas as histórias fazerem menção ao Natal, nem todos os personagens são cristãos e comemoram essa data – alguns celebram Ano-Novo, Chanucá ou Solstício de Inverno.
Os contos com elementos de fantasia possuem as histórias mais criativas se comparadas com as demais e tem estilos variados como no meigo “Encontre-me na estrela do Norte” em que conhecemos Natalie, uma garota adotada por Papai Noel, e sobre sua vida no Polo Norte, na companhia dos duendes ou como o diferente “Krampuslauf” que apresenta adolescentes comuns com problemas comuns, mas não fúteis, como as três garotas que são discriminadas por estudarem em colégios públicos e serem de famílias algumas vezes problemáticas. Aqui a narradora conta curiosidades sobre os costumes natalinos e apresenta uma visão crítica sobre como o mundo atual corrompeu a tradição. O final é surpreendente.
A dama e a raposa” também é ambientada na realidade, e nela a magia se revela para a protagonista enquanto que em “A garota que despertou o sonhador” traz um enredo que se passa num universo fantástico criado e onde a protagonista recorre a antigas divindades para se livrar de um pretendente grosseiro.
Os contos mais realistas também são interessantes, como “Baldes de cerveja e menino Jesus”: onde quando em uma de suas brincadeiras incendeia o palco, o cenário e os figurinos da peça de Natal da igreja, Vaughn é obrigado a ajudar na montagem de uma nova peça e no dia da apresentação tudo dá errado e o menino se desdobra para realizar a peça.
Meias-noites” e “Papai Noel por um dia”, não são ruins, mas perdem pontinhos se comparados aos outros contos.
Embora todas as histórias tenham um casal se formando (na maioria das vezes duas pessoas que acabaram de se conhecer e ficam juntas no Natal no melhor estilo romance macarrão instantâneo), algumas se aprofundam em outras questões, o que obviamente as tornam mais interessantes.
Bem-vindo a Christmas, Califórnia” e “Estrela de Belém” focam nas relações familiares dos personagens, um tema rico que deveria siiiiiiiiim ser melhor trabalhado em obras YA. As autoras conseguem tratá-lo em dois contos com histórias instigantes e protagonistas bem construídas.
A narradora de White que é revoltada com sua vida numa cidade minúscula, mas tem um lado sentimental com relação a sua mãe. Já a de Carter decidiu fugir de sua antiga vida, pegando um avião sem saber o destino e depois assumindo a vida de outra garota – uma das histórias mais envolventes do livro, que nos faz torcer pela garota, apesar da bagunça que se torna a sua vida.
Outro elemento comum a todos os contos, e que era esperado, é um milagre de Natal – alguns, na forma de interferências mágicas na vida das personagens, outros, simplesmente com a conexão ou conciliação entre um casal ou entre um personagem e sua família.
De certa maneira todos conseguiram, senão ser originais, transmitir no final a mensagem de esperança das festas de fim de ano.
É uma leitura agradável e um livro fofíneo recomendado para quem quer ler diversas histórias com finais felizes.


Abraços Literários e até a próxima.



18 comentários:

  1. ah, esse tema entristece. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oi Luli!
    Confesso que essa época de natal me deixa um pouco nostálgica e mais sensível. Por isso um livro com finais felizes acho que seria uma óptima escolha para terminar o ano e reforçar a esperança para o novo ano. Muito fofinha esta sugestão.
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
  3. Oi Luli! Não importa como esteja a situação, quando chega essa época, sempre me sinto com as forças renovadas. Achei incrível reunirem "contos de Natal"! Sem dúvidas acabou de entrar na minha lista. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Com certeza uma ótima dica Luli, amo essas histórias :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amo tudo que envolve o fim de ano e ainda não conhecia esse livro, Luli. Já anotei as dicas! Boas festas, obrigada por ter me acompanhado esse ano, espero que ano que vêm estejamos juntas novamente! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Luli!
    Menina esse livro tá na minha estante desde a Bienal do ano retrasado!
    Comprei ele justamente com a intenção de ler no Natal daquele ano,mas cadê que peguei pra ler?
    Tenho lido mais livros de contos como você sabe,então pode ser que mais pra frente eu acabe dando uma chance pra ele,até mesmo pra conhecer a escrita de alguns autores.
    Realmente parece ser uma leitura muito fofinha,o problema é comigo mesmo hahhahahahaah
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, minha querida Luli!
    Eu amo essa magia, para mim é a melhor época do ano.
    As cidades ficam mais bonitas e os corações também ficam
    mais fraternos e iluminados.
    O Natal é contagiante!
    Esse livro deve ser incrível, amei a capa e a resenha!

    Desejo a você e a sua família um Feliz Natal e um ano de 2018 repleto de bençãos e realizações!
    Obrigada, pela sua companhia e por todos os seus comentários carinhosos no meu blog!
    Um grande beijo no seu ♥ da sua amiga,
    Andréa ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Luli,
    Infelizmente essa época é bem triste pra mim. Desejo boas festas pra vc e sua família.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Luli, eu adoro histórias natalinas e essa coletânea tem uma seleção incrível de bons autores, amo a Stephanie Perkins, Jenny Han e Rainbow Rowell, com certeza quero conferir os contos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Luli! Não sei se vamos nos "encontrar" antes do Natal, por isso gostaria de aproveitar a oportunidade e te desejar tudo de bom pra você e sua família, que essa data renove a fé e esperança de todos vocês. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Luli, bt!
    Não sei se vou gostar das histórias, mas a capa eu já amei.
    Amiga, sinceramente eu não tenho palavras p/agradecer seu carinho e amizade nesse 2017, então só me resta agradecer a Deus por ter me dado a chance de conhecer uma pessoinha tão especial como você. Que em 2018 estejamos juntas novamente p/comemorarmos os sucessos e bençãos que hão de vir nesse novo ano é o que espero.

    UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO é o que desejo p/você e p/sua família!
    Bjsssssss amiga

    ResponderExcluir
  12. Luli gosto muito do clima dessa época, adorei a capa é muito bom ficar envolvida com tudo que trás o natal, gostei muito da sua sugestão, Luli passando pra te desejar um Feliz Natal bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  13. Já me interessei. Essa parte da diversidade deixa as histórias sempre melhores.

    ResponderExcluir
  14. Antes de tudo o que é YA?

    Gosto muito de contos.
    Se são curtos e bem escritos, melhor ainda.
    Não conheço esse livro.
    Nem vi referência sobre ele na Revista Veja.
    Não sou a melhor leitora para histórias muito fantasiosas.

    ResponderExcluir
  15. Tb quero saber o que é YA.

    Não conhecia o livro, mas contos são sempre bem vindos e alguns parecem mt interessantes.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir